RIO BRANCO
Varíola dos macacos: Acre tem mais dois casos suspeitos de Monkeypox
Dois casos de suspeita de Monkeypox são notificados no Acre, nesta segunda-feira,15. Um homem, de 34 anos, que está no Acre a trabalho e uma criança de seis anos deram entrada em unidades de saúde distintas com sintomas da varíola.
Segundo boletim, o homem é morador de Mato Grosso e estaria na capital acreana a trabalho. Ele deu entrada na Unimed, na manhã desta segunda-feira, 15, com lesões cutâneas, mas negou febre e dores na cabeça e corpo. Além disso, ele relatou ter viajado à Europa há 20 dias e que no dia 7 de agosto começou a apresentar os primeiros sintomas.
Após avaliação médica, o paciente foi medicado e orientado a fazer isolamento domiciliar por 21 dias ou até sair o resultado dos exames.
Já a criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva (UPA da Sobral) também na manhã desta segunda-feira, apresentando erupções cutâneas pelo corpo e febre.
Segundo a mãe da criança a família teria viajado para Brasiléia e passado por Cobija (Bolívia) há 18 dias. A mulher relatou que outras duas pessoas da mesma família, com idade de três e 17 anos, apresentaram sintomas, e foram orientados a passarem por avaliação médica na unidade de saúde. A criança está internada em isolamento na UPA da Sobral.
O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde – CIEVS do Acre e da capital seguem com busca, acompanhamento e investigação de casos.
Até o momento, o Acre teve 14 notificações de casos de Monkeypox, um deles foi confirmado, mas já pegou alta, seis foram descartados e sete, sendo um morador de outro estado, seguem em investigação.