Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Verba do governo federal pode acelerar fila de espera de cirurgia do SUS no Acre

Publicado em

O Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), está reunindo um quantitativo do número dos pacientes das unidades da federação esperando por cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, 19 deles enviaram dados, incluindo o Acre.

O programa foi instituído em janeiro deste ano e já apresenta algumas estatísticas relacionadas aos pacientes em espera de modalidades de cirurgia eletivas. O estado de Goiás é o lugar que lidera o ranking, com 125,9 mil pacientes esperando, na sequência, vem Rio Grande do Sul com 108,1 mil.

Na região norte, Roraima tem 3,5 mil e Rondônia 1.001 pessoas em espera. Mesmo que haja diferenças regionais, demarcadas pela quantidade da população concentrada em determinada localidade, é possível perceber estimativas que chamam atenção para a situação dos estados.

Continua depois da publicidade

Esse é o caso do Acre, a fila de Minas Gerais, por exemplo, que aparece em terceiro lugar na lista dos estados com a maior quantidade de pacientes aguardando, representa 0,4% de sua população, o que ainda seria um cenário melhor do que o território acreano, com 0,8% da população em espera.

Atualmente, as solicitações mais urgentes são para as cirurgias de catarata, abdominal, ortopédica, de aparelho digestivo e hérnia. De acordo com o Ministério da Saúde, o PNRF separou R$600 milhões, que já foram reservados para prestar assistência aos estados e municípios, fortemente impactados nesta área em razão da pandemia da Covid-19.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress