RIO BRANCO
Véspera de Natal no Acre tem previsão de tempo instável e chuvas a partir da tarde

RIO BRANCO (AC) — A véspera de Natal, nesta quarta-feira (24), será marcada por instabilidade atmosférica em todo o Acre, com pancadas de chuva que podem se intensificar a partir da tarde e se estender até a noite — principalmente na capital, no leste e no Vale do Acre —, segundo previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do portal O Tempo Aqui. A população é alertada para tomar cuidado em deslocamentos e confraternizações ao ar livre.
O cenário de instabilidade também alcança áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com volumes de chuva elevados em alguns pontos.
No leste e sul do estado — incluindo Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira —, o tempo ficará fechado, com chuvas frequentes e possibilidade de precipitações fortes. As temperaturas serão mais amenas, com umidade relativa do ar entre 65% e 75% durante a tarde (chegando a 100% nas primeiras horas do dia) e ventos fracos, predominantemente do norte.
Já no centro e oeste do Acre, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em algumas áreas. A umidade oscilará entre 55% e 65% à tarde, atingindo até 95% ao amanhecer.
Em todo o estado, as temperaturas mínimas variarão entre 20 °C e 23 °C, enquanto as máximas ficarão entre 25 °C e 32 °C. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não ultrapassarão os 27 °C; no Vale do Juruá (como Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima), as máximas podem chegar a 32 °C.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta amarelo de “perigo potencial” para o Acre até as 10h de quinta-feira (25), com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm ao longo do dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h — risco de alagamentos, queda de galhos e corte de energia elétrica é considerado baixo, mas a população é orientada a evitar abrigar-se debaixo de árvores e estacionar próximo a torres de transmissão.








