RIO BRANCO
Vídeo gravado no Mato Grosso mostra Hilux sendo ligada com ímã; Toyota esclarece
Internautas viralizaram um vídeo nas redes sociais que mostra que uma Toyota Hilux supostamente pode ser ligada utilizando um ímã comum.
As imagens foram gravadas por uma suposta policial civil da cidade de Rio Branco, no estado do Mato Grosso, que narra como um homem preso por furto de uma caminhonete teria revelado esse “Novo Método” para ligar esse tipo de veículo. O suspeito afirmou que conseguiu dar partida no carro usando um ímã e acionando o freio.
Veja o vídeo:
Porém, após uma investigação mais profunda, foi descoberto que o que inicialmente parecia ser um atalho mágico para ligar um veículo de alto valor era, na verdade, uma artimanha feita manualmente e calculada.
A assessoria de comunicação da Toyota esclareceu que o objeto em questão, que a mulher do vídeo acreditava ser um ímã, é, na realidade, um componente interno da chave de ignição conhecido como transponder. Esse elemento pode ter sido removido de uma chave original ou clonado de forma ilegal.
A Toyota enfatizou em comunicado que este incidente não está relacionado a nenhum defeito de fabricação, mas sim a uma cópia não autorizada da chave eletrônica do carro.
A fabricante japonesa também destacou que não existem registros de falhas no sistema da caminhonete e que continua a trabalhar constantemente para aprimorar seus veículos.