SAÚDE
Conheça os três principais hábitos que ajudam a melhorar a imunidade
Durante a pandemia, você com certeza se questionou se o seu sistema imunológico estaria pronto para combater o vírus da Covid-19. O sistema imunológico é composto por um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis por combater os micro-organismos invasores, que podem causar doenças, e é importante ter certos hábitos para mantê-lo forte.
O imunologista Gustavo Cabral, da Universidade de São Paulo (USP), separou três hábitos importantes que vão ajudar a melhorar a sua imunidade:
Nutrição
Por ter uma composição enorme de células e outros componentes, o sistema imunológico depende de alimentos ricos em nutrientes. A desnutrição, ou a má nutrição, deixa a pessoa mais suscetível a uma série de infecções. Porém, formular uma estratégia nutricional não é simples e requer ajuda profissional.
“A célula é a unidade básica da vida. Então, ela vai precisar de proteína, de energia, da gordura, das vitaminas e dos minerais. Isso vai fazer com que as células do corpo inteiro, inclusive do sistema imunológico, possam se conectar muito bem e produzir os componentes necessários, como os anticorpos, por exemplo”, afirma Gustavo.
Equilíbrio
O estresse é um dos principais adversários da imunidade. Portanto, o equilíbrio é necessário para que o sistema imunológico funcione bem. Tenha hábitos que evitem ao máximo o estresse, pois o sistema fica vulnerável.
“O sistema imunológico não pode viver em um estresse contínuo, precisamos voltar ao equilíbrio. O equilíbrio pode ser afetado pelo fator nutricional, pela qualidade de vida e pela questão psicológica. Se vivermos sob uma pressão enorme, vamos afetar o sistema imunológico”.
Atividades físicas
Já é sabido que a prática de atividades físicas faz bem à saúde, melhora o funcionamento do coração e previne doenças. Isto ocorre pois a circulação do sangue é melhorada com os esportes, levando as células de defesa para todas as partes do corpo.
“Quando você faz uma atividade física prolongada, gera um estresse necessário e vai exigir que tenha uma circulação muito boa em seu corpo e vai estimular os componentes do sistema imunológico”.
Além dos três hábitos citados, o Imunologista da USP ressalta que também é importante tomar um pouco de sol durante o dia para sintetizar a vitamina D e produzir cálcio.