Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

SAÚDE

EUA: nadador morre após ser infectado por ameba ‘comedora de cérebro’

Publicado em

Ameba
DPDx, George Healy, Ph.D, USCDCP

Ameba “comedora de cérebro”

Continua depois da publicidade

Um nadador de 35 anos, que não teve o nome divulgado, morreu na última quinta-feira infectado pelo protozoário Naegleria fowleri, conhecido como ameba “comedora de cérebro” . O paciente contraiu a doença quando nadava em um lago no sudeste de Iowa, nos Estados Unidos, em 8 de julho. A morte foi confirmada pelo Departamento de Saúde e Serviços Sênior do Missouri, estado onde a vítima morava.

O homem morreu de meningoencefalite amebiana primária, uma infecção rara e devastadora do cérebro, segundo a rede de televisão americana NBC. Ele estava internado em estado grave em uma unidade de terapia intensiva (UTI) desde 11 de julho.

Continua depois da publicidade

Após a confirmação da doença, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Iowa fechou a praia no Parque Estadual Lake of Three Fires, no condado de Taylor.

“O fechamento é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada de Naegleria fowleri em um residente do Missouri com exposição potencial recente enquanto nadava na praia”, diz o comunicado à imprensa divulgado pelo órgão de saúde.


Outras 154 pessoas foram diagnosticadas com meningoencefalite amebiana primária, em decorrência do Naegleria fowleri, desde 1962, de acordo com levantamento publicado pela Fox News.

Continua depois da publicidade

A ameba é comumente encontrada em água doce quente, como lagos, rios e lagoas. A Naegleria fowleri entra no corpo pelo nariz e vai até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral. A infecção não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.

No estágio inicial da infecção, os sintomas podem incluir forte dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. À medida que a infecção piora, os sintomas – que aparecem de um a nove dias após a exposição à ameba – podem evoluir para rigidez do pescoço, convulsões ou alucinações.

Continua depois da publicidade

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement