Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

SAÚDE

Peru registra primeira morte por varíola dos macacos no país

Publicado em

Vírus da 'varíola dos macacos'
Foto: Centro de Controle de Doenças/Divulgação – 20/05/2022

Vírus da ‘varíola dos macacos’

O Peru registrou o primeiro óbito de uma pessoa infectada com varíola dos macacos nesta segunda-feira (01).

Continua depois da publicidade

A vítima foi “um paciente que chegou ao hospital com varíola dos macacos em estado gravíssimo e cujo estado de saúde se deteriorou após abandonar o tratamento para HIV/Aids”, disse o diretor do Hospital Nacional Dos de Mayo, em Lima, Eduardo Farfán.

O homem, de 45 anos, havia sido hospitalizado na quarta-feira (27) “fortemente infectado” com a doença. De acordo com Farfán, os microrganismos que “entraram pela pele comprimiram seus pulmões”.

“O problema é que era um paciente com outras morbidades, que o deixavam mais vulnerável”, analisou Farfán. O hospital recebe entre oito e nove casos por dia de pessoas com a varíola símia e, em geral, seu tratamento é ambulatorial, segundo o diretor.

Os casos do vírus monkeypox no Peru já são mais de 300, segundo autoridade sanitária do país, que é o segundo com mais diagnósticos na América Latina, atrás apenas do Brasil. No mundo, já são pelo menos cinco mortes confirmadas fora do continente africano, uma no brasil, duas na Espanha e uma na índia.

Na África, onde a doença é considerada endêmica, são pelo menos seis mortes – cinco de acordo com a última atualização da Organização Mundial da Saúde (OMS) além de uma em Gana, informada no último domingo (31).


Fonte: IG SAÚDE

Propaganda
Advertisement