Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Alerta geral para usuários do WhatsApp

Publicado em

Usuários do WhatsApp precisam estar atentos a novo golpe aplicado por criminosos na plataforma. O aplicativo mensageiro está sendo utilizado por golpistas para extorsão.

Na ação, os cibercriminosos estão fazendo uso de nomes de empresas. Na maioria das vezes, eles escolhem nomes de escritórios de advocacia.

Golpistas fingem ser advogados para extorquir usuários do WhatsApp

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, já são 49 casos semelhantes registrados, totalizando prejuízos de R$ 657 mil.

Continua depois da publicidade

Os criminosos fazem uso não só do nome dos escritórios e de advogados, como também de seus logotipos e assinaturas; tudo para construir certa credibilidade, na intenção de parecer mais convincente às vítimas.

No contato, os golpistas fazem uso da vulnerabilidade das vítimas após previamente colherem informações sobre seus processos e para pedir transferência por PIX. Em alguns casos, os criminosos pedem até mesmo senhas de acesso das vítimas.

Segundo a CNN, em um dos caso os golpistas fingiram ser uma secretária de um escritório de advocacia da cidade de São Paulo. Na ação, eles teriam mandado documentos forjados para a vítima sobre um processo. Quatro homens foram presos em Fortaleza (CE) e devem responder por associação criminosa e estelionato.

Como se proteger deste tipo de golpe?

Por meio de nota enviada à Folha de S. Paulo, o TJ-SP alertou os usuários do WhatsApp sobre o novo golpe. O órgão afirmou que não comunica movimentações financeiras, como ajuizamento de ações ou liberação de crédito por telefone.

Apesar do aperfeiçoamento dos esforços dos criminosos, é possível se proteger dessas ações e não ser mais uma vítima de golpes financeiros pelo WhatsApp. Antes de realizar qualquer tipo de transferência, confira os contatos oficiais do seu advogado e escritório.

Invista tempo na checagem das informações, confira o site, as redes sociais oficiais e os contatos que estes portais oferecem. Prefira não fazer pagamentos demandados por contato por WhatsApp.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress