TECNOLOGIA
Aprenda a BLOQUEAR prints das suas mensagens no WhatsApp e aumente sua segurança
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil e em todo mundo hoje em dia. De acordo com os dados de um levantamento obtido a partir da empresa Sensor Tower, em 2019 o WhatsApp foi o aplicativo que ocupou o primeiro lugar dentre os mais populares do mundo com cerca de 850 milhões de downloads, somando a AppleStore a PlayStore.
Uma das razões que faz com que o aplicativo mensageiro tenha tanta procura é a quantidade de recursos gratuitos que ele libera para os seus usuários.
Assim, os usuários do WhatsApp podem utilizar as ferramentas para fazer ligações de vídeo e de áudio, trocar vídeos e fotos, enviar áudios e até mesmo realizar transações financeiras. Veja mais a seguir.
Fotos e vídeos com visualização única
Um dos recursos lançados mais recentemente pelo WhatsApp e que rapidamente atingiu uma forte popularidade foi o envio de fotos e vídeos com visualização única.
Isso acontece já que, anteriormente, era possível apenas enviar fotos e vídeos para a conversa com alguém e, caso a pessoa baixasse-os, ela poderia ficar com uma cópia em seu celular.
No entanto, agora com o recurso de enviar fotos e vídeos com visualização única, a pessoa que recebeu esses conteúdos pode vê-los somente uma vez e, após fechá-lo, não é possível mais ter o acesso.
Para burlar esse recurso, muitas pessoas poderiam printar a foto ou o vídeo assim que abrissem, para, dessa forma, terem uma reprodução do conteúdo.
Como bloquear os prints no WhatsApp?
Quem se sente incomodado com isso e quer buscar uma segurança ainda maior ao utilizar o WhatsApp e enviar essas mídias sensíveis pode contar com um recurso que proíbe tirar prints dessas fotos e vídeos de visualização única. O WhatsApp permite bloquear essas capturas de tela.
Além disso, vale a pena lembrar que com o recurso ativado o usuário de destino das mídias não pode baixá-las para o seu celular, não pode salvá-las para acessar mais tarde e também não podem repassar para uma outra conversa no WhatsApp.
Como funciona?
Para utilizar o recurso, basta optar por enviar as fotos e vídeos de visualização única. Assim, abra uma conversa em grupo ou individual e toque no ícone de câmera, que estará na parte inferior direita do aplicativo.
Em seguida, selecione uma foto da sua galeria ou faça o registro na hora. É possível adicionar uma legenda, caso você queira, e o tamanho deve ser de até 16GB.
Feito isso, toque no ícone que representa o número 1 e envie a mídia.
Ao receber, a pessoa abrirá o conteúdo e, caso ela tente fazer uma captura de tela, ela receberá o alerta de que, por razões de segurança, não é possível printar mídias que tenham sido enviadas em visualização única.