TECNOLOGIA
Foi sem querer? Netflix deixa vazar detalhes do compartilhamento de senhas
Há alguns meses, internautas têm surtado com o anúncio de que a Netflix passará a implantar mecanismos que evitam o compartilhamento de senhas. Na última semana, este pesadelo começou a se tornar realidade com um vazamento acidental da gigante do streaming, dando detalhes de como isso funcionará.
Em uma página de seu site oficial, a Netflix compartilhou um texto que detalha como vai funcionar o sistema que evita o compartilhamento de senhas entre os usuários. O grande erro é que a publicação deveria estar apenas para clientes de Chile, Costa Rica e Peru. Entretanto, acabaram disponível para todo o mundo.
A própria Netflix fez mea-culpa e admitiu a falha. Leia abaixo o comunicado oficial da empresa: “Por um breve período, um artigo da central de ajuda contendo informações aplicáveis apenas ao Chile, Costa Rica e Peru foi publicado em outros países. Desde então, nós o atualizamos”.
O que dizia a Netflix sobre o compartilhamento de senhas?
As instruções do texto explicavam que a Netflix passará a verificar os aparelhos associados à conta. Ao menos uma vez por mês, os aparelhos deverão ser logados na rede Wi-Fi do titular da conta.
Além disso, quem desejar dividir sua conta com pessoas fora da mesma casa e, que não compartilham IP, deverá pagar uma taxa extra.
A Netflix não informou quando o sistema contra compartilhamento de contas chegará ao Brasil.
Tem um motivo
A Netflix está tentando novas formas de fechar o ano no azul há algum tempo. Isso porque, em 2021, a empresa abriu o jogo sobre uma crise financeira que a assola.
A verdade é que o negócio da gigante do streaming não é lá tão lucrativo. Isso impacta, inclusive, no cancelamento de séries que o público ama, mas que não dão retorno. Afinal, fazê-las é um investimento caro.
Uma das tentativas de atrair mais assinaturas (uma das formas que a Netflix tem de ganhar dinheiro) foi a inclusão de jogos no catálogo. Além disso, a empresa também criou um novo plano de assinatura, com qualidade de imagem inferior e anúncios durante a exibição do conteúdo.
O irônico desta história é que, em 2017, a empresa compartilhou em seu perfil no Twitter: “amar é dividir a senha”.