Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Instagram vai mostrar ainda mais posts de quem você não segue

Publicado em

Instagram terá mudanças no feed
Unsplash/Kate Torline

Instagram terá mudanças no feed

O Instagram e o Facebook vão mostrar ainda mais publicações de contas que os usuários não seguem. A mudança no feed foi revelada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, controladora das redes sociais, durante teleconferência de resultados do segundo trimestre da empresa , na quarta-feira (27).

Continua depois da publicidade

Zuckerberg afirmou que as publicações recomendadas vão dobrar até o final de 2023, tanto no Instagram quando no Facebook. No Facebook, esse tipo de conteúdo já representa 15% do feed, de acordo com o executivo, número que é ainda maior no Instagram.

“Como a inteligência artificial encontra conteúdo adicional que as pessoas acham interessante, isso aumenta o engajamento e a qualidade de nossos feeds”, afirmou Zuckerberg, que disse que o algoritmo vai recomendar não apenas vídeos, mas também fotos e links, o que seria uma estratégia “única”. “Não acho que as pessoas vão querer ficar restritas a um formato”, disse.

A fala de Zuckerberg faz referência ao TikTok. As mudanças no Facebook e no Instagram estão sendo realizada justamente porque a plataforma concorrente tem feito muito sucesso, roubando usuários das redes sociais da Meta. O TikTok é conhecido por um algoritmo que traz muitos conteúdos recomendados, acertando nas escolhas.

Caminho contrário

A última grande mudança no algoritmo do Facebook foi em 2018. Na ocasião, porém, o objetivo era o contrário: exibir mais publicações de amigos, familiares e pessoas que o usuário escolhe seguir e interagir.

Na ocasião, Zuckeberg citou um estudo interno para afirmar que o engajamento poderia cair, mas que a companhia estava prezando o bem-estar digital dos usuários. “A pesquisa mostra que, quando usamos as mídias sociais para nos conectarmos com as pessoas de quem gostamos, isso pode ser bom para o nosso bem-estar. Por outro lado, ler passivamente artigos ou assistir a vídeos – mesmo que sejam divertidos ou informativos – pode não ser tão bom”, disse ele, na época.

Agora, em meio a uma crise financeira, a empresa segue o caminho contrário, priorizando o engajamento dos usuários. Como argumento, Zuckerberg alegou que as pessoas não estão mais interagindo com amigos nos feeds, mas sim por mensagens diretas.

Continua depois da publicidade

“Uma tendência social que estamos vendo é que, em vez de as pessoas apenas interagirem em comentários em feeds, a maioria das pessoas encontra conteúdo interessante em seus feeds e depois envia esse conteúdo para amigos e interage lá”, disse, nesta quarta.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress