Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Meta desenvolve inteligência artificial para identificar desinformação

Publicado em

 

Meta cria sistema para identificar artigos com referências fracas na Wikipédia
Unsplash/Dima Solomin

Meta cria sistema para identificar artigos com referências fracas na Wikipédia

A Meta anunciou nesta segunda-feira (11) que está desenvolvendo uma inteligência artificial capaz de ajudar no combate à desinformação. Chamada de Sphere, a ferramenta de código aberto tem conseguido checar informações publicadas na Wikipédia.

Neste primeiro momento, o projeto está sendo desenvolvido em parceria com a enciclopédia colaborativa e, por isso, a Sphere só funciona em artigos publicados lá.

Continua depois da publicidade

O que a inteligência artificial faz é checar as referências de artigos publicados na Wikipédia, avaliando se as informações têm, de fato, embasamento, ou se não têm referências fortes o suficiente.

A ideia é que, no futuro, a Sphere possa ser usada também para verificação de fatos em outras plataformas além da Wikipédia. O anúncio do desenvolvimento da inteligência artificial surge em um momento delicado para a Meta em relação à desinformação, já que a empresa é dona de plataformas digitais responsáveis pela disseminação de notícias falsas, como Facebook, WhatsApp e Instagram.

Desde o ano passado, quando os  Facebook Papers vieram a público, a empresa é acusada de escolher manter desinformação em suas plataformas a fim de aumentar seu lucro. Frances Haugen, ex-funcionária e delatora da Meta, afirma com frequência que a companhia conhece formas simples de conter a disseminação de notícias falsas, mas opta conscientemente por não fazê-lo.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress