TECNOLOGIA
PARE AGORA: por que você NÃO deve carregar a bateria do celular até 100%?
Antigamente, não estávamos tão preocupados com a autonomia de um celular. Também não nos importamos como ou quanto tempo demorava para carregar. No entanto, o fato dos smartphones consumirem cada vez mais recursos e conhecermos mais aspetos técnicos das suas baterias fez-nos conhecer os hábitos de carregamento mais recomendados. E é importante manter uma boa saúde da bateria.
E carregar o celular até 100%, seja vindo de 0% ou qualquer outra porcentagem maior, nem sempre é recomendado. Alertamos que a saúde da bateria pode ser afetada negativamente se você tem essa prática. Neste post, contamos o porquê.
Levar mais tempo para consumir ciclos de carga aumentará a vida útil
Vamos começar com a pergunta chave para entender tudo isso, o que é ciclo de bateria ou ciclo de carga? Um ciclo de carga ocorre quando um celular está totalmente carregado de 0 a 100%. Entende-se que cada celular tem um determinado número de ciclos em sua bateria e, após esse número de ciclos, a bateria já pode ser considerada obsoleta.
E não é que o ciclo de carga seja ruim por si só, pois no final é um indicador. O negativo advém do que acontece a nível físico nas baterias enquanto estas são recarregadas, tendo o movimento e a acumulação de eletrões como os principais agentes de deterioração das baterias. É por isso que as baterias de lítio dos celulares sempre vão se desgastar, já que essa é a sua natureza. E quanto mais desgaste sofrerem, menos autonomia vão oferecer.
E mesmo sabendo que é impossível usar um celular sem consumir ciclos de carga, isso não significa que não possamos fazer algo para impedir essa degradação. Se ao invés de consumir um ciclo completo de carga de uma só vez fizermos com que ela consuma em diferentes cargas, estaremos fazendo com que a bateria acabe prolongando sua vida útil.