Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TECNOLOGIA

Se a bateria do seu celular acaba muito rápido, tente desinstalar estes aplicativos

Publicado em

Veja os maiores vilões de bateria (Imagem: Adobe Stock/Midnight Studios)

Todo mundo já passou por isso alguma vez: o dia está longe de acabar mas o indicador vermelho da bateria já está piscando ameaçadoramente. A duração limitada da bateria continua sendo um dos maiores incômodos para usuários de smartphones, independentemente de terem um dispositivo Android ou um iPhone. Mesmo que as baterias tenham evoluído, nosso uso do celular também aumenta cada vez mais.

Pensando nisso, mostraremos quais aplicativos você pode remover do seu telefone para economizar bateria. Claro que nem todas as pessoas poderão excluí-los a bel-prazer. Vide o exemplo 1 que é um grande vilão: aplicativo de redes sociais. Muitas pessoas trabalham com isso ou usam os apps como uma fonte de informação rápida na palma da mão.

Os maiores ladrões de energia do seu telefone

1. Redes sociais: uso constante de conexão

Aplicativos como TikTok e Instagram são verdadeiros devoradores de energia. O motivo: eles atualizam seus feeds continuamente em segundo plano, enviam notificações e reproduzem vídeos automaticamente. O Facebook também oferece outros recursos que consomem muita energia, como jogos e transmissões ao vivo, que podem permanecer ativos mesmo se você não usar mais o aplicativo.

2. Aplicativos de GPS: a localização consome bateria

Serviços como o Google Maps consomem quantidades acima da média de energia devido ao uso constante do GPS. O problema: o GPS é um dos componentes que mais consome energia em um smartphone e, muitas vezes, permanece ativo mesmo depois que o aplicativo é fechado.

Continua depois da publicidade

3. Plataformas de namoro: problema duplo

Aplicativos de namoro como Tinder, Bumble, Grindr e outros usam geolocalização para sugerir perfis adequados na sua área. Eles registram sua localização mesmo se você não estiver usando o aplicativo ativamente. Em combinação com notificações push frequentes (novos matches, mensagens), isso leva a um alto consumo de energia.

4. Serviços de streaming: diversão com mídia cara

YouTube, Spotify e Netflix sobrecarregam seu hardware devido ao streaming contínuo de conteúdo. Os vídeos (4K, em especial) exigem muito da tela, do processador e da conexão com a internet simultaneamente, podendo esgotar a bateria em apenas algumas horas.

5. Jogos com gráficos intensos: alto preço a pagar

Jogos com gráficos complexos combinam vários recursos que consomem muita energia: telas complexas, uso de GPS e realidade aumentada. Na época do boom de Pokémon GO, era comum ver pessoas na rua com vários carregadores portáteis enquanto jogavam o game ao ar livre. Em certos jogos também há anúncios e atualizações em tempo real que aumentam ainda mais o consumo de bateria.

Como encontrar os vilões?

Felizmente, os smartphones modernos oferecem ferramentas integradas para monitorar o consumo de energia. Portanto, é possível que cada pessoa encontre os aplicativos que mais estão consumindo bateria, para que assim, possa tentar achar uma solução mais direcionada

Tanto no iPhone, quanto no Android, basta ir até o menu de “configurações” e depois ir em “bateria”. Lá você encontrará os gráficos de consumo da bateria em determinados intervalos de tempo. Essa análise ajuda a detectar comportamentos ocultos. Muitas vezes, um app que raramente é aberto consome mais energia do que os usados ​​regularmente, simplesmente porque está constantemente processando dados em segundo plano.

Alternativas à desinstalação

Não é preciso necessariamente desistir dos seus aplicativos favoritos. Como citamos, talvez você não possa simplesmente excluir uma rede social, por exemplo. Porém, é possível prolongar a vida útil da bateria com ajustes em alguns apps:

Continua depois da publicidade
  • Restringir o acesso à localização: para aplicativos de GPS, selecione a opção “ao usar o aplicativo” nas configurações de privacidade;
  • Desativar atualização em segundo plano: no Android, por meio do modo de economia de dados; no iOS, em Ajustes > Geral > Atualização em segundo plano;
  • Reduzir a qualidade do streaming: selecione resoluções ou qualidades de áudio mais baixas no YouTube e no Spotify.

Com essas medidas, você pode melhorar significativamente a duração da bateria sem precisar abrir mão da funcionalidade do seu smartphone.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress