TECNOLOGIA
Threads é lançada para concorrer com o Twitter; veja como usar
Ao acessar o seu perfil no Instagram, na noite desta quarta-feira, 5, é provável que você tenha se deparado com um convite para ingressar na Threads, a nova rede social que deve competir com o Twitter. O lançamento causou surpresa, já que estava previsto para ocorrer inicialmente apenas na quinta-feira, 6. Mas, afinal, o que há nessa nova rede social?
Em meio a tantas mudanças no Twitter – que, recentemente chegou a limitar o número de publicações que os usuários poderiam ler no dia e depois voltou atrás -, a Threads promete oferecer uma experiência similar ao usuário, com foco no texto, como o próprio nome sugere.
Threads significa fio, em inglês. E é a forma como são chamadas as histórias contatadas por vários tweets em sequência.
Como acessar a Threads?
É possível se inscrever na Threads através do próprio Instagram, que tem notificado os usuários sobre a nova rede social. Além disso, ela está disponível nas lojas digitais dos aparelhos Android e IOS.
Para criar uma conta, é preciso ter um perfil no Instagram, e eles estarão vinculados um ao outro. Também será possível importar informações que você já tenha na rede social de fotos, como descrição da bio, seguidores e, para os verificados, inclusive o selo azul.
Este último é uma diferença relevante entre a Threads e o Twitter, que passou a cobrar pelo selo de verificado.
Como funciona a rede?
Apesar de ser focada em texto, vídeos, com limite de cinco minutos, e fotos também poderão ser publicados. Assim como no Twitter, o usuário vai poder escolher se suas postagens serão abertas para todos ou restritas apenas para seguidores. Além disso, há um limite de 500 caracteres por publicação.
Threads aumenta império da Meta
O lançamento da nova rede social é um golpe de Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, no bilionário Elon Musk, dono do Twitter.
À agência de notícias Reuters, analistas disseram que os investidores estão ansiosos pela possibilidade de que a conexão do Threads com o Instagram possa proporcionar uma base de usuários e um aparato publicitário integrado à nova plataforma, o que pode desviar dólares de publicidade do Twitter, em um momento em que sua nova presidente-executiva tenta revitalizar o negócio da empresa de microblogs, que tem passado por dificuldades.
“Os investidores não podem deixar de se animar um pouco com a perspectiva de que a Meta realmente tenha um ‘assassino do Twitter’ pronto para ser lançado na loja de aplicativos”, disse Danni Hewson, chefe de análise financeira da empresa de plataforma de investimentos AJ Bell, à agência.
As ações da Meta fecharam em alta de 3% nesta quarta-feira, antes do lançamento, superando os ganhos de empresas rivais de tecnologia, enquanto o mercado em geral caía.
A chegada do Threads ocorre após Zuckerberg e Musk trocarem farpas por meses e até ameaçarem lutar entre si na vida real em uma luta de artes marciais mistas em Las Vegas.
*Com informações da Reuters