CIDADES
Com rio acima do transbordamento, alagação no Jordão desabriga mais de 300 pessoas
O Rio Tarauacá no município de Jordão está na ultima medição com 8,75 metros, o que significa 1,23 metros acima da cota de transbordamento. Com isso, a enchente já desabriga cerca de 340 pessoas no município que estão sendo levadas para uma creche, uma pré-escola e outras três escolas onde foram montados abrigos.
Os bairros mais atingidos são Kaxinawá, Alfredo Suero Sales, Centro, Bairro Novo. De acordo com levantamento da Defesa Civil Estadual, 70% da cidade foi atingida pela força da água.
Apesar da previsão de mais chuvas no decorrer dos próximos dias, a tendência é que o rio Tarauacá estabilize o nível.
A Defesa Civil do Estado segue monitorando a situação dos rios nos outros municípios acreanos, já que quase em todos há aumento de nível dos mananciais.
“Estamos reunindo as informações das defesas municipais e, caso seja necessário decretar situação de emergência para os municípios atingidos, elaboramos o levantamento e solicitamos os auxílios previstos pelo governo federal, conforme os pré-requisitos necessários”, afirma o coordenador da Rede de Alerta e Monitoramento de Eventos Críticos, coronel James Gomes.