GERAL
Moradores denunciam crimes ambientais no Beco do Toco
Moradores das proximidades do Beco do Toco, que fica localizado no Bairro São Francisco, em Rio Branco (AC), procuram o Na Hora da Notícia para denunciam crimes ambientais e abandono do poder público.
Segundo um dos denunciantes, que prefere não se identificar, pessoas estão fazendo derrubada no local para possíveis construções em uma área que já está condenada pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Acre e Secretaria de Estado e Infraestrutura (SEINFRA).
“É uma área de deslizamentos de terra onde crateras pequenas, médias e grandes já é uma realidade. Precisa de um olhar melhor do poder público Municipal e Estadual, pois estas áreas indenizadas não podem mais ficarem abandonadas, que as autoridades entrem em acordo para melhoria de todos”, disse ele, que visando tentar salvar espécies de macacos e outros animais da região, bambus foram plantados pela comunidade.
Outro morador relatou ao Na Hora da Notícia que o local sofre com um vazamento de água desde abril de 2014. E que na gestão do ex-prefeito, Marcus Alexandre, foram retiradas 90 casas dessa localidade e ainda assim com essa evasão o estrago continua.
“Entendo que com todas as dificuldades existentes em colocar água potável para as pessoas, é inadmissível que o Departamento de Água e Saneamento permita tal desperdício. Representantes da Seinfra e da Prefeitura Municipal ficaram de realizar uma visita ao local, e até hoje não foi feito nada”, contou.
Além disso, por conta da erosão e rachaduras, um morador plantou 1.600 mudas de cupuaçu, e corre o risco de perder sua produção, já que as rachaduras têm início no igarapé São Francisco até o local citado.
O Na Hora da Notícia entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Rio Branco, que informou que o secretário da Seinfra, Cid Ferreira, irá enviar ficais para realizar vistoria no local.