GERAL
Médico acreano cria E-book para orientar futuros e novos profissionais da medicina
O médico acreano Pablo Ruan de Macedo Monteiro, 29 anos, acaba de lançar seu primeiro E-book, o “E agora? Chama o médico? Tudo o que você precisa saber antes de ter seu CRM na mão!” conta com 60 páginas que vão orientar acadêmicos e profissionais que estão iniciando a carreira.
Pablo, que é formado em medicina pela Universidade Federal do Acre (UFAC), é residente em cirurgia geral, professor universitário e empresário, conversou com o Na Hora da Notícia e contou que seu E-book é um verdadeiro compilado de informações, dicas e conhecimento para médicos recém-formados ou, principalmente, para os acadêmicos de medicina que estão prestes a formar.
“Trago nessas páginas informações que muitos médicos costumam não passar para aqueles que ainda estão iniciando a carreira médica. Meu objetivo é facilitar o caminho dos novos médicos no Brasil”, diz.
O profissional destaca que o curso de medicina é o curso mais longo do país, pois são seis anos estudando um curso integral que busca preparar alguém pra cuidar de vidas. No entanto, quase que na sua totalidade, o médico recém-formado é inseguro e tem dificuldade em decidir que caminho vai seguir na medicina.
“A gente acaba a faculdade se perguntando: onde vou trabalhar? Qual melhor setor? Estou preparado pra atender na UPA? Consigo dominar emergência? Ou prefiro uma unidade básica de saúde porque gosto do vínculo continuado com o paciente? Quanto vou ganhar? Fico na minha cidade ou busco um outro centro? Todo dia tem aluno me perguntando como foi a minha trajetória do dia que formei até aqui. Diante de todas essas dúvidas quis respondê-las de uma só vez, trazendo a eles um livro digital e gratuito”, conta.
O interessado em obter o conteúdo disponível no E-book, terá que seguir o médico em sua rede social @drpabloruan e compartilhar seu perfil no story o marcando. O médico ainda pretende lançar outros matérias para levar conhecimento técnico voltado para os médicos e acadêmicos de medicina.
Pablo disse ainda que o ponto mais forte do seu material foi entender que a sua realidade não é igual a dos demais e pensando nisso buscou amigos médicos espalhados por todo o Brasil, em todas as regiões, e coletou o relato deles dentro da realidade de cada um. “Assim, posso dizer que trago neste ebook a realidade médica nacional atual”.
O profissional tem se destacado por pensar fora da caixa e fazer um trabalho diferente não só com os pacientes como para acadêmicos. Com isso, está na segunda edição de um desafio voltado para alunos de medicina onde, por meio de uma competição on-line, discentes concorrem a vaga para acompanhar o médico por um período de 30 dias em seus plantões e assim, podem vivenciar de perto os desafios de uma das profissões mais visadas do país.
“Há 2 meses, depois de iniciar na docência médica, eu abri os olhos e vi que eu poderia ajudar muitos alunos também via rede social, e não só na sala de aula. Fiquei pensando e tive ideia de lançar um desafio pra escolher um acadêmico pra me acompanhar, como médico no dia a dia. Pra não ser injusto, fiz disso um ‘mini reality’ no meu Instagram e deixei o público escolher. Isso fez um sucesso absurdo, me rendeu seguidores, convites e mais gente conhecendo meu trabalho. A primeira campeã, Bruna Rocha, me acompanhou por um mês e evoluiu absurdamente. Agora, acabei de finalizar o 2º desafio e o Márcio Júnior, também acadêmico da UFAC, foi o campeão. E nesta segunda edição, a repercussão foi maior ainda e Márcio venceu com quase 30 mil comentários”, concluiu Pablo.