Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

SAÚDE

Marcelo Queiroga chama defensores da liberação das drogas de ‘vermes’

Publicado em

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil – 16.02.2022

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga , chamou nesta quarta-feira pessoas que defendem a liberação das drogas no país de “vermes” e sugeriu que o uso do vermífugo Annita (nome comercial para Nitazoxanida) porque “talvez mate esta gente”. O medicamento indicado é o mesmo que fazia parte do chamado ‘kit Covid’, composto por produtos comprovadamente ineficazes para tratar a doença.

Continua depois da publicidade

O cardiologista relacionou os narcóticos à hepatite C, que pode ser transmitida por meio do compartilhamento de objetos para o uso desse tipo de substância, como seringas.

O movimento de Queiroga vem duas semanas após a cantora Anitta pedir que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descriminalize a maconha caso seja eleito novamente.

“O Arnaldo (Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do ministério) falou que o uso de drogas é uma das causas mais prevalentes da hepatite C. Nós somos contra o uso de drogas embora haja pessoas que estão defendendo isso: liberação das drogas. Para esses vermes, Nitazoxanida. Talvez mate essa gente”, disse o ministro.


As falas foram proferidas em lançamento de campanha nacional de conscientização sobre as hepatites virais, na sede da pasta. No evento, o ministro rebateu críticas sobre o trabalho do ministério no enfrentamento à Covid-19 e à varíola dos macacos, também chamada de monkeypox.

A Nitazoxanida chegou a ser anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro como um remédio que poderia “salvar vidas” em relação à Covid-19, mas estudos mostraram que o remédio foi mais tóxico que a cloroquina. Depois, o ministério desistiu de incluir o fármaco nos protocolos de tratamento contra a doença.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

Propaganda
Advertisement