Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Novos saques do Fundo de Garantia são LIBERADOS para trabalhadores

Publicado em

Estão em vigor os novos tipos de saques liberados no Fundo garantia? Entenda! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novos saques liberados para o Fundo de Garantia? Os trabalhadores brasileiros registrados sob o modelo CLT, ou seja, com carteira assinada, possuem alguns direitos garantidos pela legislação trabalhista. Uma delas é o Fundo de de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Normalmente, esse direito do trabalhor pode ser acessado em casos como aposentadoria ou demissão sem justa causa. No entanto, dada a necessidade de impulsionar a economia e apoiar os profissionais com despesas e outros projetos, muitas vezes são feitos saques extraordinários e pagamentos especiais pela Caixa Econômica Federal.

Novos saques do Fundo de Garantia liberados aos trabalhadores

O calendário para os saques do FGTS 2023 já foi divulgado, mas muitos beneficiários ainda questionam quem tem direito às modalidades e como sacar os valores disponíveis. Neste artigo, responderemos as principais dúvidas sobre a liberação do FGTS em 2023, além dos valores disponíveis e o funcionamento do rendimento do benefício.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) serve como reserva financeira para os trabalhadores brasileiros inscritos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É preciso lembrar que algumas categorias são elegíveis para este benefício, como os empregados temporários, permanentes, contratados, trabalhadores rurais e safristas, atletas profissionais, jovens aprendizes e trabalhadores domésticos. Estagiários, autônomos e freelancers não têm direito ao FGTS.

Continua depois da publicidade

Mensalmente, os empregadores devem depositar um valor equivalente a 8% do salário do empregado em uma conta na Caixa Econômica Federal, a instituição financeira responsável pela administração dos benefícios. A ideia é que esse benefício seja utilizado em casos emergenciais, como demissão sem justa causa. Nesses casos, multa de 40% será paga além do valor garantido pela empresa durante o período de trabalho.

Além disso, quando o funcionário se aposenta, ele tem o direito de sacar todo o valor acumulado durante o período de serviço e, assim, ter uma reserva financeira garantida. Também é possível sacar antecipadamente se o trabalhador tiver uma doença grave, como câncer, ou se estiver comprando um imóvel pela primeira vez.

Como serão feitos os pagamentos do FGTS 2023?

Além das retiradas tradicionais, os trabalhadores passaram a contar com algumas retiradas especiais nos últimos anos. Ao todo, a Caixa Econômica Federal estima que pelo menos R$ 30 bilhões serão gastos com saques especiais neste ano.

Além dos óbvios benefícios para o trabalhador que recebe dinheiro para pagar contas, investir ou fazer o que quiser, há também benefícios para a economia nacional, pois o dinheiro disponível para os brasileiros é transferido para o mercado.

Os pagamentos são liberados de acordo com um calendário pré-definido de acordo com a data de nascimento do beneficiário e são pagos até 15 de dezembro. O valor será transferido automaticamente para uma conta Poupança Social Digital aberta pela Caixa para depósitos. Quem não desejar fazer o saque deverá informar a Caixa Econômica Federal.

Além do saque do FGTS 2023, também existem outros modelos que beneficiam os empregados. Veja adiante quais são eles.

Continua depois da publicidade

Tipos de saque do FGTS

O FGTS é um benefício que o empregado pode acionar em diversos momentos em que as reservas financeiras sejam essenciais para manter sua qualidade de vida. Existem atualmente 12 modalidades de pagamento diferentes do FGTS. São elas:

  • Saque extraordinário 2023
  • Saque-aniversário
  • Saque-rescisão
  • Saque imediato
  • Aposentadoria
  • Saque emergencial
  • Doenças graves
  • Saque por dependentes em razão de falecimento do titular
  • Necessidade decorrente de desastre natural
  • Saque para uso habitacional
  • Período fora do regime de FGTS
  • Idade igual ou superior a 70 anos
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress