GERAL
NOVO RG EM 2023: LISTA DE TODOS QUE PRECISAM TROCAR A ANTIGA CARTEIRA DE IDENTIDADE
O novo RG já está em vigor desde 2022. Com a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que prevê a unificação do número por meio do CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física), é possível emitir agora apenas um documento em qualquer unidade federativa do país. O processo visa facilitar o processo de identificação em qualquer local do Brasil.
Mesmo com a CIN ainda em processo de adesão em diversos estados brasileiros, é importante se atentar ao prazo para adquirir o novo RG. Os órgãos estaduais começam a aderir ao novo sistema em março deste ano. Até lá, o RG padrão continua sendo emitido normalmente. Após o fim do prazo, começa a ser obrigatório a troca do novo RG para todas as pessoas que possuem menos de 60 anos.
Isso significa que, até 2032 (prazo de validade do RG será de 10 anos, contado a partir de 2022), todos os cidadãos que se enquadram na categoria devem trocar seu documento. Somente para crianças de 0 a 12 anos o documento terá validade de cinco anos.
Para idosos com mais de 60 anos, não é obrigatório que o novo documento seja emitido. Dessa forma, não há prazo para renovação da CIN. É importante realçar que o processo de identificação evita fraudes e esquemas criminosos. Sendo assim, é recomendado que o novo documento seja feito o quanto antes.
Novo RG já está disponível em quais estados?
Mesmo em processo final de adesão, a emissão da CIN já está disponível nos seguintes estados:
- Paraná;
- Minas Gerais;
- Acre;
- Goiás;
- Rio Grande do Sul;
- Piauí;
- São Paulo;
- Amazonas;
- Mato Grosso;
- Rio de Janeiro;
- Distrito Federal.
Para realizar a solicitação do documento, basta comparecer ao órgão responsável e apresentar seu atual documento de identificação, certidão de nascimento ou casamento. A emissão é gratuita.