Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Vereador propõe projeto de lei para combater infestação de pombos após trágica morte por doença relacionada

Publicado em

Após a triste e lamentável morte da atendente de loja Sandra Silveira Bezerra, vítima da “doença do pombo”, no Pronto-Socorro de Rio Branco, o vereador Samir Bestene (PP) agiu prontamente apresentando um projeto de lei na Câmara Municipal nesta terça-feira, 21. O projeto tem como objetivo principal combater a infestação de pombos nas áreas urbanas da cidade e garantir a saúde e segurança da população.

O projeto de lei proposto pelo vereador Bestene estabelece que as aves devem ser capturadas, tratadas e posteriormente soltas novamente. A ideia é que, a médio prazo, seja possível reduzir significativamente a presença desses animais nas áreas centrais da cidade, evitando assim a propagação de doenças das quais os pombos são vetores.

Caso o projeto seja aprovado e sancionado, o serviço de captura e tratamento das aves será realizado por uma empresa privada especializada, contando com uma equipe composta por zootecnistas, biólogos e veterinários. Para lidar com os locais onde há uma superpopulação de pombos, como a região do Bosque, serão utilizados contêineres especiais que funcionarão como grandes armadilhas. Esses dispositivos atrairão as aves com água tratada e comida, permitindo que elas sejam capturadas e posteriormente tratadas.

Continua depois da publicidade

Após receberem os cuidados necessários, as aves serão cadastradas e receberão um medicamento que inibirá a postura de ovos. Além disso, ao serem soltas novamente, cada uma delas terá um anel de identificação fixado em sua pata, possibilitando um melhor monitoramento e controle da população de pombos na cidade.

O projeto de lei apresentado pelo vereador Samir Bestene demonstra uma preocupação legítima com a saúde pública e o bem-estar da população de Rio Branco.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress