Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Delegado revela preocupante taxa de reincidência em Rio Branco; 60% dos detentos já cometeram crimes anteriormente

Publicado em

De acordo com o delegado Alcino Júnior, responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, mais da metade dos detentos em Rio Branco são reincidentes em seus crimes. Em uma entrevista, o delegado revelou que cerca de 60% dos detentos na cidade já possuem histórico de reincidência.

A reincidência é apontada como um dos principais desafios enfrentados pelo sistema prisional atualmente. Alcino ressaltou que a falta de reeducação é um dos fatores que contribuem para essa alta taxa. Muitos indivíduos deixam o sistema prisional sem terem passado por um processo efetivo de reabilitação, o que acaba contribuindo para que voltem a cometer crimes.

O delegado destacou a dificuldade enfrentada pelos egressos do sistema prisional em encontrar oportunidades de emprego. Segundo ele, a sociedade muitas vezes reluta em oferecer trabalho para aqueles que estão usando tornozeleiras eletrônicas ou que possuem um histórico criminal conhecido. Essa falta de oportunidades acaba empurrando os indivíduos de volta ao mundo do crime.

Continua depois da publicidade

Além disso, Alcino mencionou a influência das organizações criminosas na reincidência. Membros que são egressos do sistema prisional são aliciados por essas organizações, que lhes prometem benefícios e uma vida melhor. Essa influência acaba levando-os de volta ao mundo do crime e, consequentemente, ao sistema prisional.

De acordo com o delegado esse cenário é preocupante, sendo necessário que sejam adotadas medidas efetivas para promover a reabilitação dos detentos e oferecer oportunidades de reinserção na sociedade. Somente assim será possível romper o ciclo da reincidência e proporcionar uma chance real de ressocialização aos indivíduos que estão cumprindo pena.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress