Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Defesa Civil do Acre alerta para as precauções necessárias ao manusear fogos de artifícios neste réveillon

Publicado em

Com a chegada das festas de fim de ano, especialmente a virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, é comum o uso de fogos de artifícios para celebrar a data. No entanto, é importante ressaltar que o manuseio desses materiais requer uma série de cuidados para evitar acidentes.

Um dos principais riscos associados aos fogos de artifício é o barulho, que pode causar desconforto e medo em animais e pessoas com autismo. Pensando nisso, em abril de 2022, a Assembleia Legislativa do Acre aprovou uma lei que proíbe o uso e a comercialização de fogos de artifício com estampidos em todo o estado.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, ressalta a importância de tomar precauções ao manusear fogos de artifício. Ele destaca que a lei que proíbe os estampidos foi criada para proteger os animais, pessoas com autismo e evitar outros prejuízos.

Continua depois da publicidade

Além do barulho, os fogos de artifício também podem causar queimaduras, lacerações, cortes e até mesmo amputações. Por isso, é fundamental seguir as orientações corretas para manusear esses artefatos.

Abaixo, seguem alguns cuidados e dicas importantes para garantir a segurança durante o uso de fogos de artifício:

1. Armazene os fogos em um local frio e seco, fora do alcance de crianças.

2. Deixe o manuseio dos fogos para adultos responsáveis, nunca permita que crianças ou adolescentes os manipulem.

3. Evite manusear fogos após consumir bebidas alcoólicas.

4. Nunca segure os fogos de artifício com as mãos ou os transporte nos bolsos.

Continua depois da publicidade

5. Não tente acender os fogos que falharem.

6. Evite acender fogos em recipientes de metal ou vidro.

7. Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e certifique-se de que não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.

8. Tenha sempre um recipiente com água por perto para descartar os foguetes já utilizados ou aqueles que falharam, evitando riscos de novas explosões.

9. Em caso de shows pirotécnicos, é recomendado contratar profissionais especializados para garantir a segurança de todos.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress