Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Nova era: Charles 3º subiu ao trono em 2023, após longo reinado da mãe

Publicado em

O ano de 2023 foi um divisor de águas para a realeza britânica. Depois da morte da rainha mais longeva do Reino Unido, que ocupou o trono por 70 anos, o filho mais velho dela, Charles 3º, assumiu como novo rei e foi coroado soberano em 6 de maio deste ano. A cerimônia ocorreu na Abadia de Westminster, em Londres, e foi transmitida para espectadores do mundo todo.

Charles e Camilla Parker Bowles partiram do Palácio de Buckingham às 10h20 (6h20 no Brasil) em uma carruagem em direção à Abadia de Westminster. O casal percorreu o trajeto de 2 quilômetros, cercado por guardas reais e também por uma multidão que tomou as ruas. Depois, eles retornaram ao palácio e acenaram para apoiadores.

No dia da coroação, e mesmo dias antes, centenas de apoiadores se reuniram nos arredores do Palácio de Buckingham com bandeiras do Reino Unido e suvenires estampados com o rosto de Charles. Embora ele tenha assumido o trono com uma popularidade menor que a de Elizabeth 2ª, a maioria dos britânicos ainda apoia a monarquia e costuma ficar empolgada com esse tipo de evento.

Continua depois da publicidade

Ao contrário de Elizabeth 2ª, que em 1953 foi conduzida até a Abadia de Westminster na Carruagem de Ouro de Estado, usada pela família real desde 1930, Charles optou por uma carruagem moderna. O veículo proporcionou ao rei e à rainha consorte uma viagem com muito mais conforto do palácio até a abadia. Na volta, o casal viajou na carruagem tradicional da realeza.

A carruagem escolhida por Charles para o grande dia foi a mesma usada no Jubileu de Diamante, evento realizado em comemoração dos 60 anos da rainha Elizabeth 2ª. Apesar do design mais simples, o veículo tem ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica. Esses recursos fazem com que o percurso seja muito mais confortável, por amortecer os impactos e criar um ambiente mais fresco.

O príncipe Harry marcou presença na cerimônia de coroação, apesar de todos os rumores de que ele poderia não comparecer. Ele foi ao evento sem a mulher, Meghan Markle, nem os dois filhos. O casal rompeu com a família real em fevereiro de 2021 e, desde então, tem uma relação estremecida com os membros da realeza.

O príncipe William, primogênito de Charles, também se fez presente na cerimônia ao lado da mulher, Kate Middleton, e dos três filhos, Charlotte, George e Louis. As caras e bocas do pequeno Louis, de 10 anos, viraram assunto na internet e renderam vários memes na época.

Depois da cerimônia de coroação, o público e os novos monarcas acompanharam show aéreo feito pelas Forças Armadas, a última celebração do dia. Em razão do mau tempo em Londres, o cerimonial teve o tempo reduzido e o show aéreo foi menor do que o planejado. Uma chuva caiu sobre a capital britânica durante toda a manhã.

Os três dias seguintes à coroação foram marcados por diversas celebrações por todo o Reino Unido, desde festas de rua e shows até atividades de trabalho voluntário. Os pubs, clubes e bares na Inglaterra e no País de Gales foram autorizados a funcionar por mais duas horas além do usual. A segunda-feira, dia declarado feriado nacional, encerrou o fim de semana prolongado de comemorações da coroação.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress