Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Operação conjunta da PF e Forças Armadas combate garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Publicado em

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para reprimir atividades ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Durante a ação, realizada nesta quarta-feira (17), foram apreendidos rádios comunicadores, armas, coletes à prova de balas e munição. Além disso, um acampamento de garimpeiros ilegais foi desmantelado pelas autoridades.

A operação, que contou com o apoio das Forças Armadas, visa combater o garimpo ilegal na região. Novas investidas estão planejadas para desmantelar acampamentos ilegais e outros pontos de apoio utilizados por garimpeiros que atuam dentro da Terra Indígena Yanomami.

Em uma operação anterior, realizada em dezembro do ano passado, a PF desarticulou um esquema de financiamento e exploração do garimpo ilegal na região, resultando na prisão de quatro pessoas e no bloqueio de R$ 240 milhões em bens dos investigados. Segundo as investigações, esse seria o lucro obtido pelo grupo com a extração ilegal no território indígena.

Continua depois da publicidade

As autoridades identificaram transações financeiras relacionadas à venda ilegal de cassiterita da região para um dos maiores produtores mundiais de estanho. Estima-se que mais de R$ 166 milhões em cassiterita tenham sido negociados em apenas cinco meses no ano de 2021.

A PF de Roraima informou que novas ações estão sendo planejadas para continuar combatendo o garimpo ilegal na região.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress