RIO BRANCO
Rio Acre fica abaixo de 6 metros há 4 dias; “Tendência é aumentar”, diz Defesa Civil
O Rio Acre amanheceu na marca de 5,76 metros na manhã deste sábado, 20, de acordo com o boletim da Defesa Civil de Rio Branco (AC). Desde a última quarta-feira, 17, que o manancial está abaixo dos seis metros.
Contudo, ele após chegar há 5,02, na quinta-feira, 18, as águas voltaram a subir e segundo o coordenador da Defesa Civil, o tenente-coronel Cláudio Falcão, a tendência é que aumente mais.
“A tendência é que ele aumente ainda mais. E, também, desde Brasileira, que está aumentando também. E os afluentes estão aumentando. Então, a previsão para os próximos dias é que ele continue aumentando esse nível”, diz.
Ele afirma ainda que l, apesar de aumentar, não será nada de forma alarmante e chegue a uma cota perigosa. Na ocasião o coordenador explica a questão das chuvas
“E, também, a questão das chuvas, que está chovendo todo dia, porém, diminuiu a quantitativa de chuva por dia. E tem chovido muito em determinadas regiões e menos em outras regiões, porém, chovido todo dia. Eu faço esse monitoramento constante, como previsão, apenas como previsão, é que ele vá aumentar mais um pouco. Porém, nada de muito rápido, nada de muito acelerado. E, também, como a gente já tem vazante, lá em Assis Brasil, talvez acalme”.
Falcão destaca ainda que temos muito tempo pela frente e com previsão de muita chuva.
“São os meses de fevereiro e março, 73% das inundações acontecem nesses dois meses. O ano de 2021 foi muito parecido com esse agora, 2024. O Rio aumentou no início do mês de janeiro, igual fez agora, depois ele retraiu, aguentou todo o mês de janeiro e transbordou no dia 10 de fevereiro, então temos que ficar em alerta”, pontua.