GERAL
Guia para cuidar de cabelos cacheados e crespos longos
Cuidar de cabelos crespos e cacheados pode ser complicado, contudo, com algumas dicas, é possível facilitar esse processo.
Em entrevista para a revista Marie Claire, a cabeleireira especializada em fios cacheados, Bianca Hulmann, deu conselhos para conquistar cachos longos, brilhosos e saudáveis. Entenda:
1. Saiba do que seu cabelo precisa
Antes de preparar um cronograma capilar, compreenda quais são as necessidades dos seus fios. Assim, você economiza tempo e dinheiro.
Se puder, procure um profissional que possa auxiliar essa descoberta, indicando quais são os processos que seu fio precisa com mais urgência.
As etapas são:
- Nutrição – 2 vezes na semana: repõe os lipídios dos fios, tratando ressecamento e porosidade.
- Hidratação – 2 vezes na semana: repõe a água dos fios.
- Reconstrução – 1 a 2 vezes no mês: repõe a massa e a proteína do fio, indicada para cabelos quebradiços e pós-química.
- Acidificante – 1 a 2 vezes no mês: regula o pH dos fios, proporcionando maciez e brilho.
2. Escolha produtos e acessórios adequados
Existem muitos produtos voltados para cabelos cacheados, por isso, adote opções voltadas para seu tipo de fio. Isso vai garantir menos ressecamento, quebra e frizz.
Penteie o cabelo já no banho, ao aplicar o condicionador ou a máscara. Priorize o uso de escovas de cerdas com tamanhos diferentes, sem bolinhas nas pontas.
3. Finalização e corte
A finalização fitagem serve para qualquer curvatura, do ondulado ao crespo.
Para realizá-la, separe o cabelo em mechas e vá passando a escova ou os dedos nos fios. Faça de baixo para cima se quiser volume, e de cima para baixo para menor volume.
A frequência do corte deve ser a cada 3 meses, para evitar que as pontas quebrem.