RIO BRANCO
Ministério da Saúde anuncia oportunidades de trabalho em saúde para municípios do Acre
O Ministério da Saúde divulgou, na quarta-feira (15), o edital do Programa Mais Médicos para o Brasil, oferecendo oito vagas para renovação em municípios do Acre, em decorrência principalmente das aprovações dos médicos nas residências médicas. As oportunidades estão distribuídas em sete municípios acreanos: Assis Brasil (2 vagas), Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves e Sena Madureira.
No âmbito nacional, o edital contempla 2.231 vagas distribuídas em 1.277 municípios. Os gestores municipais e do Distrito Federal devem indicar, de 16 a 22 de maio, a quantidade de vagas que desejam preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Após essa etapa, o Ministério da Saúde realizará o chamamento aos profissionais interessados.
Além das reposições, o edital prevê 66 novas vagas destinadas às populações quilombolas, assentamentos rurais, reservas extrativistas e população ribeirinha, visando garantir o acesso à saúde em regiões de difícil provimento e fixação de profissionais.
Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde, ressalta a importância do edital para a confirmação das vagas disponíveis e destaca a continuidade do Programa Mais Médicos como um passo fundamental para a manutenção do quantitativo de profissionais no programa.
Mais de 25% das vagas estão concentradas em regiões de alta vulnerabilidade social, com critérios específicos de distribuição baseados na necessidade e dificuldade de provimento de profissionais. O Programa Mais Médicos prioriza regiões com maior dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) e vulnerabilidade social.
O edital também introduz a modalidade de coparticipação de estados e municípios, visando agilizar a reposição de profissionais. O Programa Mais Médicos para o Brasil foi ampliado para 158 vagas em 107 municípios de alta vulnerabilidade, anteriormente atuando na modalidade de coparticipação, garantindo maior permanência e atuação dos médicos nessas localidades.
Para mais informações sobre o edital e o cronograma desta etapa, acesse o site oficial do Programa Mais Médicos.