GERAL
Micro e pequenas empresas no Acre elevam procura por crédito em 13,7%
No estado do Acre, as micro e pequenas empresas demonstraram um significativo aumento na procura por crédito, com um crescimento de 13,7% em abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Esse índice também reflete a tendência nacional, com um aumento de 15,1% em todo o país.
Destaca-se que as micro e pequenas empresas (MPEs) foram as principais impulsionadoras desse aumento, com um crescimento de 15,3% na demanda por recursos financeiros. Por outro lado, as empresas de grande porte registraram um crescimento de 9,6%, enquanto as médias empresas apresentaram um aumento de 9,2%.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, ressalta que o retorno do crescimento na busca por crédito, especialmente por parte das micro e pequenas empresas, reflete um otimismo renovado no cenário econômico, especialmente após as medidas anunciadas pelo programa Desenrola Pequenos Negócios.
Ao analisar por setor, a categoria “Demais”, que engloba empresas dos segmentos “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor”, registrou o maior aumento, com 38,6%. As empresas de serviços seguiram em segundo lugar, com um aumento de 19,6%, seguidas pelo setor da indústria (12,8%) e do comércio (9,2%).
A análise por Unidade Federativa revelou que 26 estados apresentaram um aumento na demanda por crédito em abril, com destaque para o Rio Grande do Sul (25,6%), Sergipe (20,3%) e São Paulo (20,0%). Apenas o Distrito Federal registrou uma queda de 36,2% nesse indicador.