ENTRETENIMENTO
Antes de morrer, Chrystian se emocionou ao falar de saúde: ‘Eu não sabia que tinha’
O cantor Chrystian (1956-2024) deu detalhes sobre seu problema cardíaco, descoberto no início do ano, em sua última entrevista, gravada no SBT na segunda-feira, 17, e exibida na hora de sua morte. Segundo ele, a enfermidade foi diagnosticada enquanto fazia exames para receber o rim da esposa, Key Vieira.
Em participação no The Noite, programa apresentado por Danilo Gentili, Chrystian lamentou o quadro de saúde. Segundo ele, por causa da descoberta, teve que adiar a cirurgia de transplante para o fim de 2024.
“Ficou para outubro [o transplante de rim]. Eu ia fazer em março, mas o Dr. Medina, do Hospital do Rim, disse que precisava fazer um exame no coração, porque meu pai teve 6 infartos, eu nunca tive. Ele falou: ‘É melhor ver seu coração porque de repente a gente está lá fazendo a cirurgia do rim, com sua mulher lá [ela quem doaria o órgão], e você dá um piripaque e fico com o rim na mão sem ter o que fazer'”, relatou.
Ao analisar o coração, a equipe médica notou a necessidade de um procedimento cardíaco antes do transplante. Os exames foram feitos e o cantor operado. Com essa questão resolvida, foi necessário um período de repouso para receber o novo rim. O corpo do artista, porém, não aguentou a espera.
“Fiz um cateterismo. E eu não sabia que tinha problema nas coronárias e botei dois stents. No tratamento dos stents, você tem que tomar muita heparina, que afina o sangue. Aí, o transplante ficou para outubro, porque com a heparina, se eu for operar agora, dá hemorragia, que o sangue estava muito fino”, declarou ele.
Em seguida, Danilo Getili chamou Key Vieira ao palco. Chrystian se emocionou ao falar da relação de parceria com a esposa. “Eu dei meu coração para ela, nós vamos fazer 30 anos o ano que vem, aí achei justo [ela doar] porque ela tem dois rins. Eu tive uma emoção muito grande”, detalhou.