Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

General Zúñiga, responsável por tentativa de golpe, é preso na Bolívia

Publicado em

Após a tumultuada tentativa de golpe na Bolívia, o general Juan José Zúñiga, apontado como o responsável pela ação, foi preso na noite desta quarta-feira (26). A Procuradoria-Geral do país ordenou a prisão do general, que foi detido na entrada da sede do Estado-Maior em La Paz e posteriormente encaminhado para o edifício da Procuradoria-Geral boliviana.

Zúñiga, que ocupava o cargo de comandante-geral do exército boliviano, foi destituído de suas funções na terça-feira (25) após declarações controversas. Sua afirmação de que prenderia o ex-presidente Evo Morales caso este fosse eleito nas eleições de 2025 gerou intensa repercussão e culminou em sua remoção do cargo.

Na tarde do mesmo dia, membros das Forças Armadas invadiram o palácio presidencial em La Paz sob a liderança de Zúñiga. Unidades do Exército foram avistadas reunidas em ruas e praças da capital boliviana, em meio a um cenário de incerteza e agitação política.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o presidente Luiz Arce, que se encontrava em outro local, utilizou as redes sociais para apelar pelo respeito à democracia e alertar sobre as “mobilizações irregulares” em curso, buscando acalmar a situação e reforçar a importância da estabilidade institucional.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress