CIDADES
Acre constrói represa em igarapé para garantir abastecimento de água em Tarauacá
Diante da intensificação da seca e da redução do volume de água nos mananciais do Acre, o governo do estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), em parceria com a Prefeitura Municipal de Tarauacá, realizou uma obra emergencial para garantir o abastecimento de água na cidade.
A solução encontrada foi a construção de uma represa no igarapé Pirajá, ampliando a capacidade de reservação de água para tratamento e distribuição aos moradores. A obra, concluída na última quinta-feira (1º), já apresentou resultados positivos, com o nível da água subindo 60 centímetros em apenas um dia.
Segundo o presidente do Saneacre, José Bestene, a medida garante maior segurança para o enfrentamento da crise hídrica no município, que estava com a captação de água em níveis críticos.
A represa, além de aumentar o volume de água disponível, também contribui para a melhoria da qualidade da água bruta e reduz o desgaste das bombas de captação, evitando danos causados pela sucção de areia quando o nível do manancial está muito baixo.
Para evitar a interrupção do fluxo natural do igarapé, foi instalada uma tubulação na barreira como forma de drenagem. Além da represa, o Saneacre também utiliza um caminhão-pipa para fornecer água potável a órgãos públicos e localidades mais afastadas da zona urbana.
O Saneacre reforça a importância da colaboração da população para evitar o desperdício de água, adotando práticas de consumo consciente, como fechar o registro da caixa d’água após enchê-la, evitar lavar calçadas e veículos com mangueiras e fechar a torneira ao sair do banho ou ao escovar os dentes.