Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Coordenador da Educação em Acrelândia será exonerado após acusações de “Proteger” acusados de crime sexual

Publicado em

O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, anunciou nesta quarta-feira (25) a exoneração do coordenador do Núcleo da Secretaria de Educação (SEE) em Acrelândia, Ricardo Modesto. A decisão foi tomada após um inquérito policial acusar Modesto de não ter tomado providências em relação a dois gestores da educação do município, acusados de importunação sexual e estupro.

De acordo com o delegado Dione Lucas, responsável pelo inquérito, o coordenador teria descumprido uma ordem judicial ao reintegrar clandestinamente um dos acusados e, mesmo ciente dos fatos, não teria tomado as medidas cabíveis como gestor.

Modesto negou as acusações, afirmando que apenas cumpriu uma determinação da Secretaria de Educação para que os servidores não perdessem o salário. Ele alegou que recebeu um documento informando que os servidores estavam afastados de suas funções na escola onde estavam lotados, mas que não havia impedimento para que fossem alocados em outra unidade ou local.

Continua depois da publicidade

“A única pergunta que o delegado me fez foi sobre se eu sabia se um servidor acusado iria sair do estado ou do país”, declarou Modesto. “Eu recebi informalmente da Secretaria questionamento de onde eles estariam lotados para que eles não perdessem o salário deles, então decidi lotar um deles aqui no núcleo para que eu não ficasse sem receber.”

O caso segue sob investigação e a exoneração de Modesto demonstra a postura da Secretaria de Educação em relação à gravidade das acusações.

Confira abaixo a nota da SEE, assinada pelo secretário Aberson Carvalho.

Nota

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) informa que possui um processo administrativo relacionado aos envolvidos nas denúncias de assédio em andamento e que estará realizando a juntada das informações apuradas no inquérito policial, dando prosseguimento aos trâmites internos e respectivas providências.

Informa ainda que o coordenador geral da Representação da SEE em Acrelândia está afastado do cargo e nos próximos dias deverá ser nomeado substituto.

Continua depois da publicidade

Por fim, a secretaria estará colaborando com as autoridades competentes com quaisquer necessidades adicionais e cumprindo as devidas recomendações, pois reafirma o compromisso com a ética e os valores morais, não compactuando com irregularidade e muito menos nenhum tipo de violência que venha a ser praticada por servidores.

Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura

Propaganda
Advertisement