Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Estudante fica presa no elevador com o pai e perde a prova do Enem: ‘Arrasada e triste’

Publicado em

Uma estudante ficou presa no elevador com o pai e acabou perdendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 3, por conta do imprevisto. Ao jornal A Gazeta, o pai da jovem de 17 anos explicou que uma falta de energia na região acabou travando o elevador no qual estavam. O caso aconteceu em Linhares, no Norte do Espírito Santo.

Gabriela e Gustavo saíram de casa às 12h20 para a prova. O local da prova ficava a cerca de dois quilômetros da casa da família e, se tudo corresse normalmente, eles levariam 5 minutos para chegar ao local. Mas foram pegos de surpresa.

Continua depois da publicidade

“Ficamos de 12h22 até 12h56 presos no elevador. Minha filha Gabriela, que está no 3º ano, perdeu a prova do Enem. Ficou arrasada e triste. Saímos com antecedência e nunca imaginava que iria acabar a energia na região”, contou pai ao portal.

Os portões do Enem abriram às 12h e fecharam às 13h. A aplicação da prova terminou às 19h. A partir de 15h30 estudantes já puderam deixar a sala de aula ao concluírem a prova.

Continua depois da publicidade

Mais sobre a prova

Neste primeiro dia, os candidatos foram submetidos às questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, que abordou o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. No próximo domingo, 10, os estudantes realizam os testes de Matemática e Ciências da Natureza.

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), 94% dos estudantes que estão no 3º ano do Ensino Médio da rede pública se inscreveram para a prova neste ano. No total, foram 1,66 milhão de inscritos nessa situação. No ano passado, foram 1,18 milhão de inscritos. A quantidade representou apenas 58% do percentual de inscritos concluintes da educação básica.

Continua depois da publicidade

A taxa de abstenção neste domingo foi de 26,6%. Dos 4,3 milhões de inscritos, 1,1 milhão de candidatos não compareceram, ainda segundo dados divulgados pelo ministro da Educação. O índice foi inferior ao registrado na edição de 2023, quando 28,1% dos 3.934.242 inscritos não compareceram ao primeiro dia do exame.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement