Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Trump deve ser o primeiro republicano a ganhar no voto popular em duas décadas

Publicado em

Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos depois de atingir a maioria dos votos do colégio eleitoral e caminha também para atingir uma votação superior a do partido democrata nos votos populares, algo que não ocorria com um candidato republicado há 20 anos.

Tradicionalmente, o presidente eleito ganha tanto no colégio eleitoral, números de delegados, quanto nos votos totais. Em 100 anos, houve apenas duas exceções: George W. Bush, em 2000, e o próprio Trump, em 2016. A última vitória republicana no voto popular foi na reeleição de Bush, em 2004.

Até às 16h30 desta quarta-feira, 6, Trump havia conquistado 292 votos dos colégios eleitorais e 71.928.868 votos populares. Já Kamala Harris, a candidata democrata derrotada, tinha conquistado 224 delegados e 67.085.840 votos populares.

Continua depois da publicidade

Além da demonstração de força que Trump emergiu das urnas, o Partido Republicano garantiu também o controle de pelo menos uma das duas casas do Congresso dos EUA. Já são 52 senadores republicanos eleitos. São necessários 50, para garantir a maioria na casa legislativa.

Na Câmara dos Deputados, os republicanos também estão na frente na disputa pelas 435 cadeiras. Até agora, o partido de Donald Trump soma 204 deputados eleitos, contra 182 democratas. São necessárias 218 cadeiras para que um dos dois partidos tenha maioria.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress