CIDADES
Amazonas em segundo lugar no ranking de chacinas no norte

Um estudo da Rede Liberdade e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) revelou que o Amazonas ocupa a segunda posição no ranking de estados do Norte com maior número de chacinas, com 29 casos registrados entre 1988 e 2023. O estado fica atrás apenas do Pará, que teve 69 chacinas no mesmo período.
A pesquisa, chamada Mapa de Chacinas Norte e Nordeste, identificou que as chacinas no Amazonas ocorreram em seis municípios: Beruri, Iranduba, Itacoatiara, Manaus, Nova Olinda do Norte e Tabatinga.
Os números são alarmantes: a Região Norte representa 30,7% dos casos de chacinas no Brasil, com 150 ocorrências, enquanto o Nordeste lidera com 339 casos (69,3% do total). No Norte, as chacinas resultaram em 826 mortes, enquanto no Nordeste foram 1.291 vítimas.
O estudo evidencia a necessidade de ações urgentes para combater a violência em massa no Amazonas e em todo o Norte do país. É fundamental investir em políticas públicas eficazes de segurança, justiça social e prevenção à criminalidade.
