CIDADES
Ponte da União em Cruzeiro do Sul ganha limpeza anual para assegurar segurança

A Ponte da União, em Cruzeiro do Sul, passa por uma importante ação de limpeza nesta terça-feira, 14, com equipes do Corpo de Bombeiros, Deracre e Dnit trabalhando em conjunto para remover troncos de árvores e entulho presos às suas pilastras. O objetivo é garantir a segurança da estrutura da ponte, evitando que o acúmulo de material cause sobrecarga e comprometa sua estabilidade.
A ação, que é realizada anualmente no período de chuvas, é fundamental para manter a ponte em condições seguras para o tráfego. Com o aumento do nível do Rio Juruá, balseiros descem o rio e podem acabar presos à estrutura da ponte, levando consigo troncos de árvores e outros resíduos.
“Estamos trabalhando com nossa equipe operacional, a balsa Diodata, o Corpo de Bombeiros, para retirar todo esse material e garantir a segurança da ponte”, afirma José Mauri Barbosa, o Sinhor, gerente regional do Deracre em Cruzeiro do Sul.
O Dnit, responsável pela ponte, solicitou o apoio do Deracre e dos bombeiros para a ação de limpeza. “A expectativa é finalizar o serviço em até dois dias, desde que as condições climáticas sejam favoráveis. Se não fizermos essa limpeza, a tendência é que o acúmulo de madeira e terra aumente com a cheia e a vazante do rio. Esse trabalho é essencial para evitar sobrecarga nos pilares da ponte”, explica Tatiana dos Santos Nobre, representante do Dnit em Cruzeiro do Sul.
A ação conjunta demonstra a importância da colaboração entre os órgãos responsáveis pela segurança e manutenção da infraestrutura da região, garantindo a funcionalidade da Ponte da União e a segurança de todos que a utilizam.
