Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Sisu 2025: após reclamações, site do MEC passa a exibir classificação na lista de espera

Publicado em

Resultados do Sisu foram divulgados nesta segunda, 27 Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / Estadão

Após o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 enfrentar instabilidades durante todo o domingo, 26, e os candidatos só conseguirem acessar os resultados de aprovação nesta segunda-feira, 27, estudantes relatam um novo problema: o site do Ministério da Educação (MEC) não estava exibindo as classificações nas listas de espera. A falha, no entanto, foi solucionada no início da tarde de hoje, segundo a pasta.

Na maioria dos anos, além de permitir que os estudantes verificassem se haviam sido aprovados em uma das duas opções de curso escolhidas na inscrição, o sistema do Sisu também mostrava, para quem não fosse convocado na primeira chamada, a posição ocupada na lista de espera para ambas as graduações.

Continua depois da publicidade

A lista de espera do Sisu é destinada aos candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de curso nas quais se inscreveram. O prazo para que o estudante não selecionado na chamada regular manifeste interesse em participar da lista de espera vai até o dia 31 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Essa lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular do Sisu 2025. As convocações dos selecionados pela lista de espera poderão ocorrer entre 12 de fevereiro e 30 de setembro de 2025.

Continua depois da publicidade

Os procedimentos serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, segundo orientações do Ministério da Educação.

Para os candidatos não aprovados, seria importante saber a diferença entre a pontuação de corte e sua posição na lista de espera das universidades nas quais se inscreveu. Isso permitiria escolher a opção mais vantajosa entre as duas universidades, considerando qual delas está mais próxima de preencher uma vaga remanescente.

O Terra procurou o MEC, que inicialmente se limitou a mencionar os resultados das inscrições do Sisu, sem esclarecer a questão sobre a classificação na lista de espera. Às 12h50, um novo posicionamento foi enviado, no qual a pasta afirmou que o sistema também está informando a colocação na lista de espera.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement