Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Rio Acre em vazante, mas alerta permanece; novo pico de cheia pode ocorrer em abril

Publicado em

Apesar da leve queda no nível do Rio Acre, que vem apresentando sinais de vazante desde terça-feira (18), a Defesa Civil de Rio Branco mantém o alerta. De acordo com o coordenador municipal, Cláudio Falcão, novas chuvas podem provocar um novo aumento do volume do rio até o início de abril.

Falcão explica que, embora a água esteja baixando em todos os pontos de monitoramento, um grande volume ainda desce pela bacia hidrográfica. Essa água, ao chegar em Rio Branco, tende a elevar novamente o nível do rio.

Continua depois da publicidade

“Esperamos que, enquanto essa nova onda não chega, possamos ter uma vazante de pelo menos um metro. Assim, mesmo que o nível suba novamente, ele não ultrapassará a marca máxima de 15,88 metros”, afirmou Falcão.

A previsão é que a quantidade de chuva nos próximos dias seja menor do que o esperado, o que contribui para a vazante do rio. No entanto, a Defesa Civil e a Prefeitura de Rio Branco trabalham com a possibilidade de novas elevações do nível da água. “Até o final de março, início de abril, pode acontecer um pico novamente. Lembrando que em 2024, tivemos o pico no dia 1º e 2º de abril. É uma data que ainda vem pela frente”, alertou Falcão.

Continua depois da publicidade

O prefeito Tião Bocalom (PL) comemorou a melhora no cenário, mas reforçou a necessidade de manter o alerta. “É um alívio para as famílias que tiveram que deixar suas casas. Com isso, podemos começar a nos programar para, daqui a alguns dias, quando o rio baixar de vez, limpar tudo e permitir que essas famílias retornem”, disse Bocalom.

A Defesa Civil e a Prefeitura de Rio Branco continuam monitorando a situação do Rio Acre de perto e recomendam que a população fique atenta às informações e orientações.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement