Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Veja a transformação na aparência de astronautas que ficaram “presos no espaço”

Publicado em

Astronautas Butch Wilmore e Suni Wiliams. Foto: Divulgação/Nasa / Estadão

A dupla de astronautas Suni Williams e Butch Wilmore retornou à Terra nesta terça-feira, 18, após permanecerem cerca de 9 meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Inicialmente, ambos ficariam apenas oito dias no espaço, porém, após uma falha técnica na cápsula Starliner, da Boeing, eles precisaram esperar por uma nova operação para resgatá-los.

Continua depois da publicidade

Devido à exposição em excesso à microgravidade, ambos tiveram mudanças físicas consideráveis, principalmente magreza, fraqueza muscular e troca no aspecto da pele.

É visível a piora no porte físico de ambos, assim como a maior presença de linhas de expressão e cansaço físico.

Continua depois da publicidade

Em grande parte, esse cansaço pode ser interpretado como uma dificuldade do corpo com a readaptação na gravidade terrestre.

No espaço, é normal que os ossos fiquem menos densos devido à falta da pressão causada pelo restante do corpo aliado com a gravidade.

A mesma coisa acontece com os músculos que podem atrofiar em uma velocidade maior devido à falta de esforço físico recorrente, como é uma simples caminhada.

Continua depois da publicidade

Ao longo dos próximos dois meses esses astronautas devem continuar com um sistema de readaptação à gravidade terrestre, o que envolve treinamentos de equilíbrio, força e resistência.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement