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CIDADES

Aeroporto internacional da ‘Orlando brasileira’ começa a sair do papel

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Futuro terminal deverá ser o terceiro aeroporto internacional no Estado, segundo a Infraero | Divulgação/Prefeitura de Olímpia

Conhecida como a “Orlando brasileira”, Olímpia, a 430 quilômetros da capital paulista, ganhará um aeroporto internacional.
Em março deste ano, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) concluiu mais uma importante etapa para a implementação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, a emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

As obras, previstas para começarem ainda neste ano, ainda não iniciaram, pois a Infraero está aguardando a liberação orçamentária da União para abrir o processo de licitação, passo necessário antes do início da construção.
O Aeroporto Internacional de Olímpia avançou e cria expectativas aos turistas que visitam a cidade anualmente.
A área de 200 hectares foi adquirida pela Prefeitura de Olímpia e o aeroporto terá fácil acesso às rodovias Assis Chateaubriand, Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e à Vicinal Natal Breda.

Os Correios também já definiram o CEP do futuro aeroporto, na Estrada Municipal OLP 382, bairro Aeroporto.

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Como será o aeroporto

Segundo a prefeitura, o projeto é considerado um marco para o desenvolvimento futuro da região, tanto no transporte de passageiros quanto na infraestrutura logística, além de impulsionar a economia e o turismo locais.
A pista do aeroporto tem 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo chegar até 2.500 metros caso seja necessária a expansão.

A expectativa para o aeroporto é que o espaço atenda cerca de 1 milhão de passageiros anualmente, podendo receber grandes aeronaves de carga.

O projeto prevê um pátio de 200 metros para permitir o taxiamento simultâneo de até seis aeronaves, como Boeing ou Airbus.
Localização
Com localização estratégica, entre São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e perto do Triângulo Mineiro, a cidade tem mais de 34 mil leitos de hospedagem. Os planos são de chegar a 40 mil até 2027.

A construção do aeroporto conta com um investimento inicial de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos serão fundamentais para custear as obras e desenvolver uma infraestrutura moderna e eficiente.

Terceiro do Estado

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O futuro terminal deverá ser o terceiro aeroporto internacional no Estado, segundo a Infraero. Atualmente, apenas o aeroporto de Guarulhos (Cumbica) e o de Viracopos (Campinas) possuem essa denominação.
Congonhas, na zona sul de São Paulo, tem passagens vendidas para Buenos Aires. Mas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), envolvem trajetos com conexão, ou seja, o avião que sai de Congonhas ainda faz uma rota doméstica.

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