Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Tornado arrasta casa para cima de carro em SC; ventos chegaram a 150 km/h, diz Defesa Civil

Publicado em

Casa vai parar em cima de carro após tornado atingir município em Santa Catarina Foto: Defesa Civil

Um tornado atingiu municípios de Santa Catarina entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, 21. Com os fortes ventos, diversas cidades registraram ocorrências, incluindo uma casa de madeira arrastada pelas rajadas que foi parar em cima de um carro, em Barra Bonita.

O município, localizado no Oeste do estado, registrou queda de granizo e ventos fortes por volta das 21h de sábado. Cerca de 40 casas foram atingidas pelos fenômenos.

Continua depois da publicidade

A residência deslocada pelo vento deve ser retirada de cima do veículo quando a chuva passar. Na manhã desta segunda-feira, 22, ainda chove na cidade catarinense.

Segundo a Defesa Civil do município, os moradores da casa que foi arrastada não estavam no local. Ninguém ficou ferido. De acordo com estimativa do órgão, as rajadas de vento podem ter chegado a 150 km/h.

Continua depois da publicidade

Ainda em Santa Catarina, ao menos outros 19 municípios foram atingidos pelas chuvas, alagamentos e quedas de árvore no final de semana, a maior parte das cidades está no Oeste, por onde o tornado passou. Na manhã desta segunda, ainda há chance de novas rajadas de até 65 km/h.

Início da primavera com frio e chuva

A primavera começa oficialmente às 15h19 desta segunda, com virada no tempo em boa parte do país. A chegada de uma frente fria, impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocará temporais ao longo da semana, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Continua depois da publicidade

Em seguida, uma massa de ar frio e seco causará acentuado declínio das temperaturas, com previsão de geada no Sul e friagem na Região Norte.

A partir desta segunda, o frio ganhará destaque no Rio Grande do Sul, com declínios de temperatura expressivos. Com o deslocamento da massa de ar frio ao longo da semana, a queda da temperatura ocorrerá também nas demais áreas do Centro-Sul e até do Norte.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement