CIDADES
Aeroporto Santos Dumont é fechado devido a vazamento de óleo na pista

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi fechado na manhã desta terça-feira, 30, para pousos e decolagens, devido a um vazamento de óleo na pista.
Na noite de segunda-feira, 29, um veículo que realizava manutenção preventiva no local, quanto não havia operações de voos, derramou óleo na pista. Por causa do problema, voos foram cancelados ou realocados nesta terça.
Até o momento, 68 voos de chegada e 69 voos de partida foram cancelados, e 14 voos foram desviados para o Aeroporto do Galeão. O Terra entrou em contato com a Infraero novamente por volta das 14h, e não foi divulgada uma previsão de retorno das atividades no Santos Dumont.
“Tão logo foi identificado o vazamento, a Infraero iniciou os trabalhos para a liberação da pista, com a remoção do veículo e a limpeza da área atingida, utilizando desengraxante biodegradável. A retomada dos voos está condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança. Após a conclusão, será realizada vistoria e medição do coeficiente de atrito do pavimento para liberação da pista”, disse a Infraero em nota atualizada.
O problema no Santos Dumont provoca efeito cascata em outros aeroportos do País. Congonhas, em São Paulo, é um dos mais afetados, já que as duas localidades realizam diariamente dezenas de voos de ponte aérea Rio-São Paulo.
