CIDADES
Acre leva políticas públicas e soluções sustentáveis para a COP30 em Belém

O Estado do Acre marca presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, Pará, de 10 a 21 de novembro. Com uma vasta programação, o Acre busca destacar suas políticas públicas e apresentar painéis focados em governança climática, conservação florestal, valorização dos povos indígenas e soluções sustentáveis desenvolvidas na região. O objetivo é reforçar o compromisso acreano com o desenvolvimento verde e a preservação da Amazônia.
A COP30 será realizada no Parque da Cidade em Belém. O evento é dividido em duas zonas principais:
-Zona Azul (Blue Zone): Centro oficial das negociações da UNFCCC para a COP30. O acesso é restrito a pessoas credenciadas.
-Zona Verde (Green Zone): Área aberta ao público, administrada pelo Brasil para promover o engajamento da sociedade civil, empresas, universidades e comunidades. O acesso é livre para a maioria das atividades.
Programação detalhada do Acre
Segunda-feira (10 de Novembro)
-10h – Abertura do Hub Amazônia (Pavilhão Brasil) na Blue Zone: Evento de abertura com a presença dos nove governadores da Amazônia Legal.
-11h30 – Painel Repartição de Benefícios em Programas Jurisdicionais de REDD+
-Experiência do Acre: Com a presença do governador Gladson Cameli, o painel discutirá a repartição de benefícios em programas de REDD+, com a participação de Jaksilande Araújo (presidente do IC), Francisca Arara (secretária da Sepi) e Leonardo Carvalho (secretário do Meio Ambiente).
-15h – Apresentação das entregas coletivas dos estados da Amazônia Legal na COP30: Apresentação com a presença do governador Gladson Cameli.
Terça-feira (11 de Novembro)
-9h – Painel O Acre no Caminho Certo – as experiências de soluções climáticas inovadoras no Acre: Leonardo Carvalho (secretário do Meio Ambiente), Rodrigo Neves (procurador do Meio Ambiente) e Marta Azevedo (coordenadora da unidade gestora do Programa REM Fase II) apresentarão soluções climáticas inovadoras.
-13h45 – Lançamento da Estratégia Amazônia 2050: Apresentação do plano estruturante de longo prazo que consolida uma visão convergente dos estados da Amazônia Brasileira.
-14h – Lançamento da Plataforma CAL2050: Apresentação da plataforma integrada que centraliza dados geoespaciais e informações legais sobre os estados da Amazônia Brasileira.
-14h15 – Apresentação do Termômetro Amazônico: Apresentação de um motion interativo que acompanhará a contribuição da Amazônia para as NDCs brasileiras.
Quarta-feira (12 de Novembro)
-13h45 – Lançamento do Projeto Ativos Ambientais de Proteção Integral da Amazônia Legal: Apresentação do projeto voltado ao financiamento da conservação ambiental e soluções baseadas na natureza.
-13h45 – Lançamento da Cartilha de Regularização Fundiária da Amazônia Legal: Apresentação do material de referência sobre regularização fundiária na Amazônia Brasileira.
Quinta-feira (13 de Novembro)
-9h – Painel Governança e Monitoramento Integrado no Estado do Acre: Com a participação de Mailza Assis (vice-governadora), coronel Charles Santos (CBMAC), Nayara Lessa (secretária de Comunicação), Leonardo Carvalho (secretário do Meio Ambiente), Ivo Péricles (Imac) e coronel Kleison Albuquerque (PMAC).
-11h30 – Evento paralelo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force): Evento na Side Event Room 3, Zona Azul.
-12h15 – Enfrentar a desinformação sobre clima: o papel e a sustentabilidade do jornalismo: Painel com Nayara Lessa (secretária de Comunicação do Acre).
-15h15 – Evento de comemoração em alusão aos 15 Anos do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA): Evento na Casa da Biodiversidade e Clima da Abema.
Sexta-feira (14 de Novembro)
-9h – Painel conjunto – Soluções: Integridade da Informação e Justiça Climática ; Integridade da Informação e Desinformação Climática na Amazônia: Participação das Secoms ligadas ao CAL.
-9h – Emergência em Biodiversidade e Emergências Climáticas: Evento na Casa da Biodiversidade e Clima da Abema.
-15h15 – Painel PPCDQ Acre: Um Modelo de Sucesso Subnacional para a Conservação da Amazônia e o Cumprimento das Metas Climáticas Globais: Com a participação de Leonardo Carvalho (secretário do Meio Ambiente), coronel Charles Santos (CBMAC), Flávia Leite (Ibama), Marta Azevedo (Seplan), Roberta Cantinho (MMA) e Quelyson Souza.
Sábado (15 de Novembro)
-9h – Painel Povos Indígenas do Acre: Territórios Vivos, Soluções Climáticas Reais: Com a participação de Nedina Yawanawá (Sepi), Jaksilande Araújo (IC), Marcos Rocha (Seagri), Leonardo Carvalho (secretário do Meio Ambiente), Marta Azevedo (Seplan), Carlos Aragon (GCF-TF) e Steve Schwartzman (EDF).
Terça-feira (18 de Novembro)
-11h30 – Governança e Monitoramento Integrado no Estado do Acre: Repetição do painel com Mailza Assis, coronel Charles Santos, Nayara Lessa, Leonardo Carvalho, Ivo Péricles e coronel Kleison Albuquerque.
Quarta-feira (19 de Novembro)
-9h – Painel Governança Verde: Modelo Acreano de Resiliência Climática: Com a participação de Mailza Assis, coronel Charles Santos, Renata Souza (Sema), Edivan Azevedo (Seagri), Francisca Arara (Sepi) e Aline Albuquerque (Casa Civil).
-13h45 – Painel conjunto – Agroflorestas, Água e Resiliência Climática na Amazônia (AC, MA, PA).
Quinta-feira (20 de Novembro)
-9h – Painel conjunto – Cacau Amazônico: Inovação, Conservação e Mercado Global (AC, PA, AP).
-12h45 – Painel conjunto
-Pecuária Sustentável, Redução de Emissões e Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia Legal.
A participação do Acre na COP30 é uma oportunidade para mostrar ao mundo o compromisso do estado com a sustentabilidade e a importância da Amazônia para o equilíbrio climático global.









