A série documental “Rastro dos Bichos” traz um olhar detalhado sobre a fauna ameaçada de extinção no Brasil. A partir desta segunda-feira (2), a TV Brasil inicia uma maratona diária de exibições, que ocorre sempre às 15h. Cada episódio, com duração de 26 minutos, foca em uma espécie diferente, proporcionando uma visão íntima de seus habitats naturais.
Ao longo da série, os espectadores poderão conhecer cinco espécies em risco: a arara-azul-de-lear, o mico-leão-dourado, o lobo-guará, a onça-pintada e o boto. A proposta do programa é não apenas mostrar esses animais, mas também explorar as relações que eles mantêm com as comunidades humanas que compartilham seus ambientes.
Nos primeiros episódios, a narrativa se concentra na arara-azul-de-lear e nas comunidades sertanejas e Pankararé da caatinga baiana, além do mico-leão-dourado e das populações rurais e quilombolas da Mata Atlântica no Rio de Janeiro. As edições subsequentes abordam o lobo-guará e a população do cerrado em Minas Gerais, a onça-pintada no Pantanal e o povo Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Sul, além do boto e das comunidades caiçaras e quilombolas na Baía da Guanabara e na região de Sepetiba, no Rio de Janeiro.
Produzida pela Cambará Filmes, do Amazonas, a série conta com a direção de Sérgio Lobato e a produção executiva de Bruno Villela. O roteiro é colaborativo, com contribuições de ambos e do fotógrafo Adriano Gamparini, que aparece na tela para apresentar imagens inovadoras da vida selvagem brasileira.
“Rastro dos Bichos” é parte de uma iniciativa maior da TV Brasil para valorizar conteúdos independentes e promover a cultura nacional. A série foi selecionada através do edital Prodav TVs Públicas, uma colaboração entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Imagem: Cambará Filmes
Para acompanhar a programação da TV Brasil, os telespectadores podem sintonizar no canal aberto, por TV por assinatura ou parabólica. A emissora também oferece a possibilidade de assistir aos programas por meio do TV Brasil Play, disponível no site e em aplicativo para smartphones.
Com informações de Agência Brasil









