CIDADES
Anatel anuncia liberação do 5G em outras 15 cidades do país
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira (14/12) que mais 15 cidades estão liberadas para o uso do sinal 5G de internet móvel. Para que seja possível utilizar o recurso, porém, é necessário que as operadoras que adquiriram as licenças ativem o sinal.
Entre as 15 cidades que agora poderão acessar o 5G, seis têm mais de 500 mil habitantes e estavam na fila para ter acesso ao recurso apenas em 1º de janeiro de 2023. São elas: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) e Londrina (PR).
As outras nove fazem parte de regiões metropolitanas de capitais ou estão próximas a grandes cidades. São elas: Diadema (SP), Mesquita (RJ), Nilópolis (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), São Caetano do Sul (SP), São Francisco do Sul (SC), São João de Meriti (RJ) e São José (SC).
“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Para todas elas, os compromissos de abrangência previstos no Edital começam a vencer em 2025. Assim, a instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, esclarece a Anatel em nota.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) é responsável pela liberação da faixa e deve deliberar, nas próximas reuniões ordinárias, mais cidades liberadas.
Vinte cidades estão previstas para terem a liberação do 5G em 1º de janeiro: Belford Roxo (RJ), Campinas (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), Contagem (MG), Duque de Caxias (RJ), Feira de Santana (BA), Guarulhos (SP), Juiz de Fora (MG), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Osasco (SP), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Gonçalo (RJ), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sorocaba (SP), Uberlândia (MG) e Vila Velha (ES).