Search
Close this search box.
RIO BRANCO

CIDADES

Barco encalha devido ao baixo nível do Rio Acre em Xapuri

Publicado em

Uma cena inusitada chamou a atenção em Xapuri, onde um barco a motor rabeta encalhou no meio do Rio Acre devido ao baixo nível das águas. A situação foi registrada por um internauta em uma rede social, mostrando dois homens lutando para liberar a embarcação presa.

A publicação, datada desta terça-feira, 21, revela a preocupante redução do nível do rio na zona urbana do município. O vendedor de picolés conhecido como Zé Toco, narrador do vídeo, destaca a situação que evidencia a escassez de água na região.

Fotos da área próxima à Praia do Inferno, outrora um popular destino de banhistas, também ilustram a diminuição do curso d’água nesta época do ano.

Continua depois da publicidade

Segundo dados da plataforma Hidroweb da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Rio Acre em Xapuri estava em 1,94 metros na manhã desta quarta-feira, 22, às 11h. Em comparação, Assis Brasil registrava 3,08 metros, Brasiléia/Epitaciolândia 1,37 metros e Rio Branco 3,54 metros, conforme medição da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal.

O último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre), divulgado em abril, indicava níveis de 3,24m em Assis Brasil, 1,97 em Brasiléia/Epitaciolândia, 2,93 em Xapuri e 6,14 em Rio Branco.

Em fevereiro, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia enfrentaram a maior enchente da história do Rio Acre, enquanto Xapuri e Rio Branco registraram cotas significativas, refletindo a variação extrema do nível do rio ao longo do tempo.

Propaganda
Advertisement