Search
Close this search box.
RIO BRANCO

CIDADES

Com nova frente fria, RS se prepara para continuidade de chuva

Publicado em

O perigo de chuva continua rondando o Rio Grande do Sul (RS). De acordo com os meteorologistas, uma nova frente fria avança pela região, com nuvens carregadas também sobre Santa Catarina e o Paraná.

“A chuva mais volumosa deve ocorrer no norte gaúcho, incluindo a Serra Gaúcha, no oeste e sul de Santa Catarina”, aponta o site Climatempo.

O Inmet informa sobre precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e chuva de granizo. “Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, avisa o instituto.

Continua depois da publicidade

Quem deve sofrer mais com as chuvas, a partir desta sexta-feira (17/5), é Santa Catarina. A frente fria traz condições persistente e volumosa, com risco moderado para alagamentos.

Números no RS

No Rio Grande do Sul, segundo números fornecidos pela Defesa Civil, 92,7% dos municípios foram atingidos com as enchentes. Isso significa que 461 cidades anunciaram algum tipo de problema causado pelas tempestades, de um total de 497.

Ao todo, o clima afetou 2.281.830 pessoas, sendo que 77.199 cidadãos estão em abrigos, enquanto 540.192 se encontram desalojados. Ou seja, 617.391 moradores estão fora de casa.

Os dados da Defesa Civil divulgados no início da noite de quinta-feira (16/5) mostram ainda que há 151 mortes confirmadas, 806 feridos e 104 desaparecidos.

Propaganda
Advertisement