A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) iniciou, nesta segunda-feira (3), a montagem da primeira estação experimental da TV 3.0 em Brasília, com a instalação de uma antena na Torre de TV. Este projeto visa preparar as infraestruturas de transmissão para testes da nova tecnologia antes de sua implementação em todo o Brasil.
O presidente da EBC, André Basbaum, esteve presente no içamento da antena e ressaltou a importância desse avanço como parte do processo evolutivo da comunicação pública. Ele mencionou que a EBC tem participado ativamente desse projeto desde a assinatura do decreto presidencial até as articulações técnicas com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“Ao implantarmos essa tecnologia, estamos olhando para o futuro da televisão, oferecendo um serviço novo e moderno para o povo brasileiro”, declarou Basbaum. A TV 3.0 representa a evolução da TV digital, que começou em 2007, e combina transmissões abertas com serviços de internet.
Nelson Neto, diretor de Radiodifusão Privada do Ministério das Comunicações, destacou que a nova tecnologia proporcionará à população uma experiência audiovisual superior, com qualidade de imagem que pode chegar até 8k e um som imersivo. Além disso, novas formas de publicidade e interatividade estão previstas, permitindo aos telespectadores realizar compras através da televisão.
Recentemente, em janeiro, o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) autorizou a EBC e a Câmara dos Deputados a transmitirem programações da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e da Rede Legislativa a partir de estações de teste em Brasília e São Paulo.
A estrutura da estação experimental da TV 3.0 será operada em um canal de 6 Mhz e faz parte do cronograma nacional para a implantação do novo padrão de TV digital. De acordo com Octavio Pieranti, presidente do Gired, essa estação servirá para testar a tecnologia e medir a qualidade do sinal em um ambiente colaborativo entre as emissoras.

Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil
A previsão é que a TV 3.0 comece suas operações em junho deste ano, visando atender ao público durante a Copa do Mundo de Futebol. A nova tecnologia permitirá que aqueles que não têm acesso à internet continuem sintonizando canais abertos pelo sinal digital, já que os dois sistemas operarão simultaneamente.
O Ministério das Comunicações garantiu que a transição para a TV 3.0 não causará prejuízos aos cidadãos e que não será necessário trocar os televisores imediatamente. A intenção é assegurar um acesso democrático e acessível à nova tecnologia.
Com informações de Agência Brasil









